FRANCHISING
COMO TRANSFORMAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO POR UMA FRANQUEADORA?
O empresário tem interesse pela franchising, sobretudo os que querem expandir sua marca. Querem se tornar franqueadores. Será que todos podem fazê-lo?
Para ser franqueador é preciso vocação. Qualidades como ser generoso e doador são essenciais até porque o sucesso do franqueado deve ser o maior objetivo do franqueador, comenta. E nem todo negócio pode ser transformado em franquia, já que o sistema não é bom para todos os negócios.
É preciso avaliar bastante cada caso para decidir o melhor caminho a seguir.
Na aquisição de uma franqueadora é importante que o empresário saiba fazer uma boa análise de negócio, segue as dicas importantes citado abaixo:
- Não basta o negócio parecer atrativo. O primeiro passo é o potencial franqueador testar e realizar os ajustes no seu modelo de negócios antes de iniciar a replicação;
- Após esta etapa, verifique se o negócio é financeiramente viável para as duas partes;
- Passadas as análises iniciais, é preciso providenciar os documentos jurídicos que vão regular a relação: Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia. Eles precisam ser feitos especialmente para o seu negócio, com profissional especializado e experiente no ramo de franquias. Eles definem e protegem aspectos críticos como objeto e características da franquia, territorialidade, taxas, direitos e deveres das partes, mix de produtos e serviços e forma de abastecimento, entre outros;
- É necessário investir e preparar sua estrutura interna: tecnologia, marketing, processos para o relacionamento, controle, suporte e gestão da rede;
- Criar ferramentas para a transmissão de know-how: programas de treinamento, manuais, guias e realizar reciclagens são fundamentais;
- Elabore o plano de expansão, ponderando a capilaridade e a velocidade desejadas em consonância com a capacidade de atender, abastecer e prestar suporte às franquias;
- Crie um processo de seleção de candidatos com fluxo dinâmico: equipe integrada no modelo de negócios com habilidade para avaliar perfis e boas ferramentas de apoio. Nunca pule etapas deste processo e realize, sempre que possível, um “test-drive” para avaliar o candidato na prática;
- Uma vez assinado o contrato, é o momento de cuidar da implantação franquia. Neste momento, a franqueadora deve dedicar atenção redobrada ao franqueado, já que, na maioria dos casos, esse é o primeiro negócio dele;
- Após a inauguração da franquia, é importante ajudar no planejamento e estruturação, pois a nova unidade – assim como o restante da rede – demandará suporte, controle e constante inovação;
Ao avaliar esses aspectos, pode-se concluir que não é possível pensar em criar uma rede de franquia sem seguir todos os procedimentos citados acima.
Na prática, as redes consolidadas demonstram que planejamento somado a competência e estrutura interna com franqueados bem selecionados, resulta em fortalecimento da marca e sustentabilidade das relações com franqueados.
E mais uma dica: os candidatos a franqueados estão cada vez mais bem preparados, pesquisam previamente a franquia e o mercado e querem informações práticas acerca da viabilidade do negócio. Se a relação iniciar sem a devida transparência, a rede pode comprometer sua expansão e sucesso.
Nessa fase da abertura da Franqueadora e elaboração de documentos necessários como Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia, é importante que se conte com a assessoria jurídica especializada em Franchising como o escritório CLZOLUBAS ADVOCACIA MARCAS E PATENTES.
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